Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da Faculdade de Educação
versão impressa ISSN 0102-2555
Resumo
CARVALHO, José Carlos de Paula. Pedagogia do imaginário e culturanálise de grupos: educação fática e ação cultural. Rev. Fac. Educ. [online]. 1989, vol.15, n.2, pp.133-151. ISSN 0102-2555.
Repensando o valor da "razão cultural" e a cultura como "noosfera" ou "imaginário", o texto evidencia o caráter estratégico de se trabalhar a dinâmica sócio-psico-organizacional dos grupos como instrumento da mudança institucional em profundidade. Os estudos sobre a fantasmanálise grupal e a mitanálise institucional, como dimensões que presentificam a estrutura profunda actancial do imaginário grupal, encaminham o enfoque da teoria dos grupos e da ação cultural neles centrada como proposta da "educação fática", visando-se ao "projeto praxiátrico".
Palavras-chave : Razão Cultural; Esfera Noológica; Imaginário Social; Imaginário Grupal; Fantasmanálise; Mitanálise; Ação Cultural; Educação Fática; Projeto Praxiátrico.