Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da Faculdade de Educação
versão impressa ISSN 0102-2555
Resumo
DARSIE, Marta Maria Pontin e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O início da formação do professor reflexivo. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.90-108. ISSN 0102-2555.
Discutiremos a importância da reflexão como componente da formação inicial do professor. A reflexão do aluno-professor sobre sua própria aprendizagem do que e do como ensinar, e a reflexão sobre sua história de vida escolar são apresentadas como essenciais a sua formação. Pela reflexão distanciada sobre o que sabe e sobre o que e como aprendeu e está aprendendo, mostraremos que é possível levar o aluno-professor à reflexão sobre sua prática. O exercício de distanciamento favorece a reflexão e reelaboração de seu saber e saber fazer, como poderemos ver nos episódios de reflexão tirados de diários reflexivos de alunos-professores onde esta reflexão e reelaboração estão presentes.
Palavras-chave : Formação de professores; Formação inicial; Professor reflexivo; Reflexão e formação de professores.