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Revista da Faculdade de Educação
versão impressa ISSN 0102-2555
Resumo
CAMPOS, Edson Nascimento e CURI, Maria Zilda Ferreira. Fontes primárias: saberes em movimento. Rev. Fac. Educ. [online]. 1997, vol.23, n.01-02, pp.00-00. ISSN 0102-2555.
Este artigo trata as fontes primárias à luz de uma epistemologia que submete a investigação e a pesquisa à ação desconstrutora dos sujeitos: as fontes, por isso, saem da posição de “ponto primacial” para a de “ponto relacional”. E, aí, a linguagem se transforma em relação de intertextualidade, pois a contradição marca o sentido da interdependência e, nisso, a significação põe a força da instabilidade na relação do sujeito com o objeto. Este, aliás, aberto à abordagem múltipla do real, integra a relação de interdisciplinaridade, e, assim, vêm surgindo, por exemplo, explicações iluminadoras com as articulações de Educação, Pedagogia, Linguagem, História.
Palavras-chave : Fontes; Fontes Primárias; “Ponto Primacial”; “Ponto Relacional”; Ação Desconstrutora; Intertextualidade; Contradição; Significação; Instabilidade; Interdisciplinaridade.