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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Educação, política e ideologia: análise de algumas propostas educacionais de Francisco Campos. Educ. Rev. [online]. 1992, n.16, pp.05-11. ISSN 0102-4698.
Através da análise do discurso de Francisco Campos, o presente estudo se propõe discutir dois aspectos referentes às suas propostas educacionais: a importância da produção e da modernização das elites e - de um ponto de vista epistemológico - a idéia de que a experiência seria o ponto de partida do conhecimento e do processo educativo. Nesse sentido, a análise acompanha as propostas de Francisco Campos durante sua atuação como Secretário nos Negócios do Interior do Estado de Minas Gerais (1926-1930) e como Ministros dos Negócios da Educação e da Saúde Pública do Governo Provisório (1930-1932). Finalmente, procura indicar como, nesse processo, seus princípios educacionais e pedagógicos estiveram sempre submissos a seu projeto político mais amplo.
Palavras-chave : História da Educação; Política e Ideologia; Políticas Educacionais; Minas Gerais; Francisco Campos.