Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
LIMA, Maria de Lourdes Rocha de. O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.43-53. ISSN 0102-4698.
Neste artigo, confronto estudos e lanço minha hipótese a respeito do surgimento da disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. Como metodologia de investigação utilizei-me da análise da legislação, de depoimentos e de entrevistas com catedráticos e com professores que conviveram com esses catedráticos e que são, ainda hoje docentes da Universidade. O resultado deste trabalho mostra que a exigência do uso de elementos da Didática na prática do professor universitário antecede à legislação da reforma universitária de 1968 e que a Metodologia Didática do Ensino Superior emergiu como conteúdo e método no bojo da cátedra, embora não tivesse existência própria formal e estrutura como disciplina dos Cursos de Pós-Graduação.
Palavras-chave : Formação de Professores de Ensino Superior; Metodologia Didática do Ensino Superior; Ensino Superior; Cátedra; Disciplina de Curso de Pós-Graduação; Surgimento da Disciplina.