Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
PARAISO, Marlucy Alves. Compreendendo a seleção dos conteúdos num curso de formação docente. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.86-98. ISSN 0102-4698.
O estudo analisa o processo de seleção dos conteúdos curriculares realizado no cotidiano de uma escola de formação docente. Utilizando a teoria curricular crítica, analiso os dados coletados numa investigação etnográfica, evidenciando o papel que a proposta curricular e os livros didáticos possuem na seleção do conhecimento escolar e no modo como as/os professores/es vêem e lidam com esses materiais. Indico ainda, neste estudo, como as culturas das/os docentes e estudantes interferem pouco na referida seleção.
Palavras-chave : Conhecimento Escolar; Seleção de Conteúdos; Currículo; Formação Docente.