Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
LOPES, José de Sousa Miguel. Formação de professores primários e identidade nacional em Moçambique. Educ. Rev. [online]. 1998, n.28, pp.63-78. ISSN 0102-4698.
O texto tenta identificar criticamente a filosofia presente no discurso da Frelimo e do Estado Moçambicano em relação à edificação da identidade nacional, bem como as orientações dessas instâncias, para a área da formação de professores primários, na primeira década de independência (1975-1985). O autor pretende igualmente verificar como no campo da formação de professores primários se configuraram as orientações definidas pela Frelimo e pelo Estado Moçambicano, tanto a nível de políticas globais de educação, como ao nível de currículo. Nessa reconstrução, o autor, procura dialogar de modo crítico com o processo no qual esteve envolvido, tentando buscar novos caminhos para a educação no presente.
Palavras-chave : Formação de Professores; Currículo; Língua; Identidade Nacional; Etnia.