Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
GERKEN, Carlos Henrique de Souza e GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.13-36. ISSN 0102-4698.
Análise das formulações historicamente produzidas no campo científico que, ao buscar compreender a lógica dos povos ditos "primitivos, associam-na ao pensamento infantil. Tal formulação, fundada em referenciais da biologia do século XIX (hipótese da recapitulação), irá repercutir na produção da psicologia e antropologia do início do século XX, marcando o diálogo entre Piaget e Vygotsky, no campo da psicologia genética e Lévy- Bruhl, no campo da antropologia. Analisam- se os ecos de tal concepção nas práticas pedagógicas escolares.
Palavras-chave : Infância; Primitivos; Recapitulação; Psicologia; Antropologia.