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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
MENDES, Cláudio Lúcio. Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular. Educ. Rev. [online]. 2000, n.32, pp.57-84. ISSN 0102-4698.
Ao estudarmos a reforma do currículo do Curso de Educação Física da EEF/UFMG, finalizada em 1990, encontramos um conjunto de discursos recorrentes sobre reforma e mudança. Esses enunciados sugerem que um processo de reforma resultaria, naturalmente, em mudanças. Mas será que uma reforma ocasiona automaticamente mudanças no currículo? O que pode ser chamado de mudança? O que persiste? Como se dá esse processo? Este texto contrapõe-se à idéia de que, ocorrendo reforma, ocorreriam mudanças num sentido linear e evolutivo. Busca mostrar que, na reforma estudada, há continuidades, em decorrência da manutenção de posturas e de visões já presentes no processo de reestruturação e na sociedade em geral. Mostra igualmente que, algumas vezes, começam a circular outros discursos na área, promovendo mudanças, descontinuidades, em função de novas manifestações de poder no campo em estudo.
Palavras-chave : Currículo; Reforma Educacional; Educação Física; Ensino Superior; Continuidades e Descontinuidades.