Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. O poder e a ética na formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2003, n.38, pp.89-108. ISSN 0102-4698.
Neste artigo, investigamos as relações professor-aluno na formação de professores, buscando o entendimento de como é realizado, neste processo, o manejo ético de fenômenos que são intrínsecos às relações humanas que permeiam as aprendizagens. A discussão sobre as implicações éticas como resultado do reconhecimento da dimensão relacional inerente à docência nos aponta para o fato de que o trabalho com o outro é tão necessário como implícito nas licenciaturas investigadas, não havendo um investimento na clarificação dos bastidores das relações estabelecidas, nem no manejo ético das mesmas durante a formação inicial.
Palavras-chave : Poder; Ética; Relações Pedagógica; Formação do Professor.