Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
RESTE, Carmen Domingues. O POTENCIAL DA ENTREVISTA EM CONTEXTO EDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVA. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.4, pp.223-248. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698138927.
Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento1, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo. Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.
Palavras-chave : Entrevista; Investigação qualitativa; Representações sociais; Escola reflexiva; Educação intercultural.