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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
RIBEIRO, Vanda Mendes et al. CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE REPROVAÇÃO ESCOLAR 1. Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e173086. Epub 10-Jan-2018. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698173086.
Este artigo analisa crenças de professores da educação básica sobre reprovação escolar. Para tanto, discute possíveis relações entre crenças sobre reprovação, crenças acerca de princípios de justiça e avaliação e o conhecimento de professores a respeito de resultados de pesquisas sobre efeitos da reprovação. Explicita características do perfil dos professores que podem influenciar sua adesão à reprovação. A relação entre as crenças e entre estas e o conhecimento de pesquisas foi analisada por meio de correlação e a identificação das características associadas à adesão à reprovação foi feita com análise de regressão. Foram usados dados primários de quase 5,5 mil professores que lecionam Língua Portuguesa. Conclui-se que professores que aderem à reprovação tendem a aderir ao princípio de justiça meritocrático e à avaliação normativa. Ter maior tempo de experiência docente, não lecionar nos anos iniciais do ensino fundamental, maior conhecimento de pesquisas sobre o tema e mestrado e doutorado caracterizam os professores que concordam menos com a reprovação.
Palavras-chave : Reprovação escolar; Formação de professores; Crenças de professores; Avaliação; Princípios de justiça..