Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
CUNHA, ANGELA MARIA VISGUEIRA e SILVA, JOSÉ ROBERTO DA. ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE RAIZ QUADRADA. Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e25928. Epub 15-Nov-2021. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469825928.
Este estudo, que propõe a elaboração de um material pedagógico sobre o ensino de raiz quadrada para ser vivenciado nos anos inicias do ensino fundamental, corresponde ao recorte de uma pesquisa realizada no mestrado em Educação da Universidade de Pernambuco. A História da Matemática e a Teoria da Aprendizagem Significativa, respectivamente, foram adotadas como aportes epistemológico e pedagógico. O percurso investigativo convergiu para a abordagem da pesquisa-ação e, no âmbito de suas fases, foram analisados os conhecimentos prévios de quatro professores sobre as Operações Fundamentais. Observou-se pouco domínio sobre os objetivos de matemática e os significados inerentes à adição, à subtração, à multiplicação e à divisão, propostos a mais de vinte anos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Intencionando contribuir com a mudança na prática desses professores acerca do ensino de raiz quadrada, investiu-se na noção de quadrado perfeito e no método babilônico para o cálculo da raiz quadrada quando não se tem um quadrado perfeito, almejando que o material produzido possa ser qualificado como potencialmente significativo.
Palavras-chave : Anos iniciais do ensino fundamental, história da matemática; aprendizagem significativa, raiz quadrada.