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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
NIETSCHE, ELISABETA ALBERTINA et al. CUIDADO ÀS MULHERES LÉSBICAS E BISSEXUAIS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE DISCENTES. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e26442. Epub 20-Jan-2022. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469826442.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a integralidade é um dos princípios fundamentais, o que requer dos profissionais um melhor conhecimento da situação de saúde do usuário, considerando suas relações e seu histórico social, garantindo, assim, um acolhimento e um atendimento adequados e de qualidade. O usuário deve ser tratado de modo equânime e integral, inclusive sobre as questões que perpassam a identidade de gênero e orientação afetivo-sexual. Nesse sentido, este estudo busca analisar a percepção dos graduandos do curso de enfermagem quanto à sua formação para o cuidado de mulheres lésbicas e bissexuais. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu com 15 participantes, por meio de uma entrevista semiestruturada, no período de setembro a outubro de 2015. A análise e a interpretação estiveram embasadas na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados organizaram-se em três categorias: influências da formação no cuidado prestado às mulheres lésbicas e bissexuais; potencialidades no cuidado às mulheres lésbicas e bissexuais com relação à formação acadêmica; fragilidades e alternativas acerca da formação no cuidado às mulheres lésbicas e bissexuais. Por fim, identificou-se a necessidade de ampliação da reflexão concernente ao tema na graduação, com o intuito de formar enfermeiros generalistas preparados e seguros para realizar o cuidado adequado a essas mulheres, atendendo suas especificidades.
Palavras-chave : Educação em Enfermagem; bissexualidade; homossexualidade feminina; gênero.