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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
SILVA, NATANAEL CHARLES DA e ARAUJO, MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊNCIO DE. EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e40382. Epub 20-Jun-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469840382.
Considera-se que a Educação para a Sustentabilidade no ensino superior é um desafio que requer a incorporação de uma formação pautada em valores, atitudes e princípios que reflitam na formação profissional. Isto posto, esta pesquisa objetivou analisar a abordagem que discentes de cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense fazem sobre a Educação para a Sustentabilidade em seus TCCs. O estudo exploratório com análise documental considerou os TCC produzidos por alunos de cinco IES diferentes, elaborados entre os anos de 2017 e 2021, utilizando um instrumento de análise pautado em sete categorias que investigam a abordagem dos princípios da Educação para a Sustentabilidade em três fases. Ao analisar 145 trabalhos, foi verificado que os princípios mais abordados estão relacionados com o direito à educação e o direito à biodiversidade. O estudo apresenta contribuições de caráter teórico-científico, prático-instrumental e social, evidenciando princípios formativos que as IES devem considerar na formação de seus alunos para que tenhamos profissionais preocupados com os problemas socioambientais que assolam a humanidade.
Palavras-chave : Educação; formação inicial; produção acadêmica; responsabilidade socioambiental.