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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621
Resumo
MELLO, MARIA APARECIDA. DIFERENÇAS CONCEITUAIS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS TERMOS “BRINCADEIRA” E “JOGO” NO BRASIL. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e36641. Epub 05-Jul-2023. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698368536641.
Este artigo é parte de tese produzida para concursopara o cargo de professora titular, cujo objetivo foi identificar as diferenças teóricas entre os conceitos de jogo e brincadeira, o papel de cada um deles nas aprendizagens das crianças e suas implicações nas práticas pedagógicas na Educação Infantil. A Teoria Histórico-Cultural fundamentou a pesquisa teórica por meio do método genético na metodologia, a partir do levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos sobre “brincadeira” e “jogo”, e em autores russos apenas sobre o “jogo”. Os resultados apontaram a importância da diferenciação entre ambos os termos na Educação Infantil, bem como possibilitaram a proposição de que brincadeira seja a atividade principal de crianças de 0 a 3 anos, e o jogo, principalmente “jogo de papéis, como atividade principal de crianças de três a seis anos. A importância desses resultados para as aprendizagens das crianças corrobora a centralidade do aspecto lúdico nas atividades da Educação Infantil, distinguindo a brincadeira e o jogo em seus conteúdos, motivos, necessidades e especificidades para as crianças. Essa proposta de mudança da atividade principal na Educação Infantil indica, também, a necessidade de a brincadeira de 0 a 3 anos se desenvolver para jogos de papéis para crianças de 3 a 6 anos, uma vez que ambos são essenciais para que as atividades das crianças, também, se modifiquem de atividades involuntárias para voluntárias e volitivas. As implicações desta pesquisa para as práticas pedagógicas centram-se na necessidade de o corpo docente conhecer e passar a incluir os jogos de papéis nas atividades das crianças de 3 a 6 anos, auxiliando-as no desenvolvimento da autonomia, de atividades volitivas e autocontrole de suas atitudes.
Palavras-chave : jogo; brincadeira; Teoria Histórico-Cultural; jogo de papéis; educação infantil.