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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

CASTRO, Marta Luz Sisson de  e  WERLE, Flávia Obino Corrêa. Projeto político-pedagógico como instrumento de autonomia nas redes municipais de ensino público. Perspectiva [online]. 2005, vol.23, n.01, pp.191-221. ISSN 0102-5473.

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o projeto político-pedagógico (PPP) de cinco municípios do Rio Grande do Sul identificados numa amostra de 22. Os PPPs foram considerados no limite de sua expressão escrita, em sua forma documental, da qual emergiram seis categorias: temporalidade/historicidade, autoria, diagnóstico, avaliação, finalidades/objetivos/metas, democratização/participação. O PPP não se concretizou como instrumental para o direcionamento da prática educativa e o estabelecimento de princípios orientadores da ação. Entre os cinco PPPs analisados apenas dois apresentam traços mais inovadores.

Palavras-chave : Projeto Político; Pedagógico; Ensino Municipal; Escolas Públicas; Administração; Planejamento Educacional.

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