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Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473
Resumo
MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. O registro da cor em requerimentos para concursos de professores. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.37-62. ISSN 0102-5473.
Pretende-se, neste artigo, apresentar dados sobre a origem racial de candidatos a concursos para provimento de vagas de professores adjuntos no magistério público do Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal) no período da Primeira República, cruzando o registro da cor nas certidões de nascimento dos candidatos com outras fontes, assim como discutir o processo de branqueamento do magistério do Distrito Federal, a partir dos debates sobre a suposta inferioridade da população negra brasileira, e o efeito dessas discussões na racionalização da carreira do magistério. Objetiva-se, também, discorrer sobre as formas de classificação racial dos brasileiros nesse período histórico. A cor da pele, de atributo simplesmente biológico, assume um conteúdo cultural, social e moral em um imenso conjunto de qualificativos inferiorizantes. Esse processo aconteceu, principalmente, com os fenotipicamente negros ou de pele mais escura, que não podiam de alguma forma disfarçar sua origem racial.
Palavras-chave : Negros; Brasil; História; República Velha; 1889 - 1930; Discriminação na Educação.