SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Entre o pensar e o conhecer: um lugar para a diferença na formação de professoresPedagogías desde la diversidad cultural: una invitación a la investigación colaborativa intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

MACHADO, Ilma Ferreira. Educação do campo e diversidade. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.141-156. ISSN 0102-5473.

Neste texto, discute-se que a educação do campo, historicamente desprezada pelas políticas públicas, é uma das dimensões da diversidade sociocultural de nosso país que não pode mais ser negada. Os programas emergenciais e as políticas compensatórias de outrora, pensadas por agentes externos, centradas no aspecto econômico-produtivo e referenciadas em um padrão de cultura urbana, retratam a perspectiva de tratamento utilitarista e discriminatório dado ao campo. Essas políticas tentaram, dessa forma, silenciar a diversidade sociocultural do campo e a potencialidade criadora de seus sujeitos. Contra essa prática, emergem os movimentos sociais, procurando evidenciar a importância do protagonismo e da autonomia dos sujeitos do campo na construção de projetos político-sociais e pedagógicos que contemplem as especificidades desse contexto, possibilitando articular, em uma dimensão de totalidade, saber local e saber universal e, ao mesmo tempo, buscando superar a polarização campo-cidade.

Palavras-chave : Educação Rural; Diversidade Cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )