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Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X
Resumo
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de e TELLO, Cesar Gerónimo. Educação e gestão escolar na América Latina: histórico, desafios e possibilidades. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1205-1228. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1205.
Este artigo pretende pensar a escola como um espaço de tolerância e de respeito, que propicie o desenvolvimento de uma cultura democrática, de maneira que o seu funcionamento estimule a participação de todos na tomada de decisões. Isso parece ser utópico e não fazer parte da vontade política das lideranças do mundo globalizado e, sobretudo, capitalista. O trabalho escolar realizado na gestão, na maioria das vezes, perde o sentido de espaço de troca, de construção e de relação social, e é encarado apenas como fator de emancipação econômica, moeda de troca, o que é ilusório, pois a remuneração oferecida de acordo com o mercado não atende, há muito tempo, às reais necessidades. Desse modo, objetiva-se discutir a gestão escolar diante de um contexto histórico na América Latina, ditado por um Estado Neoliberal que não valoriza a Educação Escolar e que entende o trabalho enquanto venda de força produtiva por um salário no final do mês, e não enquanto produção da existência humana.
Palavras-chave : Gestão Escolar na América Latina; Educação e Gestão; Escola e Gestão na América Latina.