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Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X
Resumo
CARVALHO, Cristina; LOPES, Thamiris e RESINENTTI, Priscila. Educação Infantil e Espaços Culturais: possibilidades de apropriação na cidade do Rio de Janeiro. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.300-322. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p300.
O artigo investiga espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro em suas condições e possibilidades de apropriação pelo segmento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME-RJ). A pesquisa utilizou como metodologia questionário online enviado aos espaços culturais da cidade cadastrados no Guia de Museus Brasileiros. Com os resultados, pode-se destacar a dificuldade de comunicação com as instituições, a desigual distribuição dos equipamentos culturais em âmbito municipal e a pouca atenção dada às condições de atendimento para o público infantil. Constatou-se, também, que melhorias nas condições e possibilidades de atendimento para esse segmento nos espaços culturais é uma tarefa necessária para reconhecer as crianças como cidadãs de direitos, e as instituições culturais como espaços democráticos.
Palavras-chave : Infância; Educação Infantil; Espaços Culturais.