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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

MARTINS, Bárbara Amaral  e  CHACON, Miguel Claudio Moriel. Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.1, pp.170-193. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36nlp172.

O desenvolvimento das capacidades humanas depende do que é propiciado pelo ambiente, assim, as possibilidades podem ser ampliadas ou tolhidas conforme as condições ofertadas. Uma criança precoce, ou seja, aquela que apresenta determinadas habilidades desenvolvidas prematuramente, tanto pode encontrar o apoio necessário para continuar desenvolvendo suas potencialidades quanto pode se frustrar e se aborrecer num ambiente que não lhe desafia. Desse modo, neste artigo objetiva-se identificar situações educacionais que favorecem e desfavorecem a manifestação e o desenvolvimento da precocidade. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de três crianças precoces em leitura e escrita observadas em ambiente escolar. Os resultados apontam que a precocidade é favorecida quando o educador a reconhece e utiliza estratégias de ensino que desafiam e motivam o aluno, além da presença de recursos materiais. Já a busca pela homogeneização e a padronização, que limitam as escolhas, a liberdade e a criatividade, foram identificadas como desfavorecedoras.

Palavras-chave : Precocidade; Ambiente Escolar; Superdotação.

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