SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Infância e limiar em Walter BenjaminDesenvolvimento do trabalho colaborativo entre uma professora de Educação Especial e professores da classe comum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

GONZALEZ, Alberto Matías  e  AQUINO, Orlando Fernández. Crítica da lógica dialética de Pavel V. Kopnin: pertinência para a investigação educativa e a prática pedagógica. Perspectiva [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.1007-1030.  Epub 30-Jul-2019. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p1007.

Os textos do filósofo russo Pavel V. Kopnin (1922-1971) têm sido objeto de divulgação em América Latina, assim como frequentemente citados em trabalhos acadêmicos. A obra do autor tem sido parte do objeto de estudo dos autores em diferentes projetos de investigação. O objetivo tem sido mostrar a pertinência do legado de Pavel V. Kopnin para a filosofia dialético-materialista, assim como para a investigação e a prática pedagógica. Realizou-se uma análise lógico-crítica de uma seleção de temas relevantes de seus postulados. O método tem sido a análise hermenêutica dos textos de Kopnin, cotejados com obras clássicas de Marx, Engels, Lenin. Foi possível concluir que o pensamento filosófico de Pavel V. Kopnin apresenta notáveis contribuições para a epistemologia dialético-materialista, mas que nele se detectam limitações que devem ser criticadas oportunamente, quando se lhe usa na investigação educativa e na prática da docência.

Palavras-chave : P. V. Kopnin; Lógica dialética; Investigação educativa; Prática Pedagógica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )