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Perspectiva
versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X
Resumo
SILVA, Josiele Oliveira da e FERREIRA, Maira. A Interdisciplinaridade constituindo o discurso pedagógico na Formação de Professores de Química em um curso preparatório para o ENEM. Perspectiva [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.206-228. Epub 18-Jul-2019. ISSN 2175-795X. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e51922.
O presente artigo refere-se à formação de professoras de Química no projeto de extensão Desafio Pré-vestibular da UFPel. A partir de discursos presentes em documentos oficiais que orientam a formação docente no país e de enunciações nas falas dos sujeitos da pesquisa – professoras de Química do projeto no ano de 2015 – buscamos analisar como o movimento pela interdisciplinaridade (VEIGA-NETO, 1996a) produz efeitos na forma como essas professoras compreendem a sua formação e se veem no exercício da docência. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada a partir da noção de discurso em Michel Foucault (2014; 2015), que compreende o discurso como constitutivo dos objetos sobre os quais fala (FOUCAULT, 2015). O material empírico foi produzido a partir de um questionário respondido pelas professoras pesquisadas. Os resultados mostram que o discurso pedagógico que valoriza a interdisciplinaridade na Educação Básica também está presente nas falas das professoras no curso de extensão, sendo um dos efeitos do discurso, a referência desse projeto como espaço que oportunizaria às professoras a formação que não tiveram/têm no curso de graduação, com relação ao desenvolvimento de ações interdisciplinares.
Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Formação Docente; Discurso.