Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
JENNINGS, Louise; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida e GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Oportunidades de aprendizagem e cidadania responsável: práticas democráticas em sala de aula. Rev. Educ. Questão [online]. 2014, vol.50, n.36, pp.10-41. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5238/2015v50i360002.
O objetivo deste artigo é analisar o contexto de uma sala de aula em que educar para a cidadania responsável significa auxiliar os estudantes a desenvolver a capacidade de participar ativamente dos processos democráticos - participação democrática inclui o engajamento em diálogos acerca de sociedades justas e igualitárias, bem como da criação e manutenção delas na própria sala de aula e além dela. Os dados foram construídos a partir de pesquisa baseada em uma perspectiva etnográfica conduzida ao longo de um ano e analisados numa perspectiva histórico-cultural. As análises apresentadas mostram práticas de sala de aula que posicionam seus membros como sujeitos democráticos por meio das suas relações sociais e da construção academicamente rigorosa dos conhecimentos.
Palavras-chave : Práticas Democráticas; Aprendizagem; Etnografia.