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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SAMPAIO, Marisa Narcizo. Inserção de professoras iniciantes em escolas públicas: um olhar sobre as práticas na Espanha. Rev. Educ. Questão [online]. 2015, vol.52, n.38, pp.36-60. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5965/1981180252382015036.
Este artigo relata pesquisa realizada com o objetivo de conhecer como acontece, na prática cotidiana, a incorporação na escola pública dos novos professores na Espanha, onde o acompanhamento dessa fase inicial da docência está previsto por lei. Foram visitadas escolas e entrevistadas professoras no primeiro ano de atuação. As práticas identificadas, discutidas com base em Certeau, revelaram suas tensões e complexidade, especialmente nas relações entre o prescrito na legislação e a experiência vivida pelas professoras e, ainda, as dificuldades relatadas por elas, que perpetuam as apontadas pelos pesquisadores. Percebeu-se a necessidade de um programa de apoio completo e duradouro aos professores iniciantes.
Palavras-chave : Professoras iniciantes; Complexidade; Programa de apoio.