Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira e NACARATO, Adair Mendes. Identidade profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.40, pp.75-100. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.5935/1981-1802.20160004.
Este texto discute as relações entre trabalho docente, formação, saberes e construção da identidade profissional. A pesquisa foi realizada com dez professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental e teve, como foco, o ensino de matemática. Os dados foram produzidos por entrevistas narrativas e grupo de discussão. Aquilo que as professoras lembram e narram trazem indícios de como os processos de formação vivenciados e o trabalho desenvolvido são por elas interpretados e ressignificados. Tais narrações, com a tomada de consciência, parecem ser determinantes à formação contínua delas, sinalizando o quanto as narrativas se constituem em práticas de autoformação.
Palavras-chave : trabalho docente; Identidade docente; Narrativas de vida.