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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
STAMATTO, Maria Inês Sucupira e CAIMI, Flávia Eloisa. O Livro Didático de História do Ensino Médio: critérios de avaliação e documentos curriculares. Rev. Educ. Questão [online]. 2016, vol.54, n.41, pp.220-250. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10164.
O livro didático povoa a memória coletiva mais do que outros tipos de livros, dada a sua marcante presença na vida daqueles que passam pela escola. A ampla difusão desse dispositivo remonta ao último quartel do século XIX e está associada a importantes transformações educativas, implementadas em diversas nações europeias e americanas. Concebendo o livro didático como objeto físico e suporte cultural produzido, avaliado e consumido em função de certos usos e contextos (CARBONE, 2003; CHOPPIN, 2004), o presente estudo foi orientado, pelos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental. Assim, tem-se o propósito de compreender os percursos da avaliação de livros didáticos do ensino médio, notadamente sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e sobre os livros de História. No tratamento dos Editais correspondentes às edições do PNLD 2007, 2012 e 2015, buscou-se analisar os rumos que vêm sendo tomados para avaliação das obras didáticas de História. Os estudos efetivados apontam que, a despeito do muito que ainda se tem de aprimorar nos livros didáticos, houve avanços significativos nestes últimos vinte anos quanto a aspectos essenciais.
Palavras-chave : Programa Nacional do Livro Didático; Ensino Médio; História.