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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
GILLIES, Ana Maria Rufino. A educação no diário de uma imigrante britânica e em outros escritos na província do Paraná. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.51-73. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12191.
Este artigo discute a experiência de uma imigrante britânica que viveu na Província do Paraná entre os anos de 1868 e 1888, onde atuou como professora a partir de 1874. Para acompanhar sua trajetória, foram consultados relatórios administrativos e correspondências escritos por membros dos governos imperial e provincial, relativamente à colônia do Assungui, para onde ela, o marido, os filhos e outros imigrantes foram enviados em 1868; periódicos da província; memórias escritas por seu neto Albert; cartas escritas por ela e pelo marido e um diário mantido por ela entre os anos de 1880 e 1882. Desse conjunto documental, problematizamos a educação em face de uma escrita autobiográfica, assim como as condições enfrentadas para ensinar na colônia: a falta de livros e de locais adequados, a dificuldade para receber do governo as suas ‘gratificações’; os requisitos para ensinar na capital, a inconstância do alunato particular, o debate acercado que ensinar para as mulheres no Brasil e na Inglaterra; as seleções de leituras para educar-se e a educação dos filhos.
Palavras-chave : Escrita autobiográfica; Educação e gênero; Brasil e Inglaterra no século XIX.