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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
ASSUMPCAO, Mariana de Cássia e DUARTE, Newton. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. Rev. Educ. Questão [online]. 2017, vol.55, n.44, pp.169-190. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12210.
O objetivo deste artigo é mostrar que tanto a arte como a educação escolar estabelecem uma relação indireta e mediada com a sociedade, ao passo que incidem diretamente na formação dos indivíduos. György Lukács, em seus estudos estéticos, mostra que as obras de arte agem sobre a subjetividade dos indivíduos, desenvolvendo sua sensibilidade e enriquecendo suas formas de percepção da realidade. Dermeval Saviani, em seus estudos pedagógicos, mostra que o papel mediador da educação escolar, no interior da totalidade da prática social, promove a humanização dos indivíduos. Como exemplo das relações mediadas entre as produções culturais e a prática social, apresentamos uma breve análise da peça Antígona, de Sófocles.
Palavras-chave : Arte; Educação escolar; Sociedade.