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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
IMEN, Pablo. A herança universitária 100 anos após a reforma - debate e combate a validade e perspectivas. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.47, pp.12-41. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n47ID13996.
Este artigo analisa, a partir da perspectiva do século, as coleções da Reforma Universitária de Córdoba, Argentina, em 15 de junho de 1918. Naquele tempo a reação estudantil contra universidade clerical, autoritário e conservador incluiu sua crítica como uma alternativa democratizadora que se expandiu na América Latina. Durante o século XX houve diferentes experiências que são contribuições valiosas para pensar a Universidade do século XXI no contexto da construção da Patria Grande do reformismo revolucionário popular e nacionalismo. A Declaração de Cartagena das Índias, de 2008, pelo Conselho Regional de Educação Superior (CRES) da UNESCO recupera esses legados, propondo salvamentos seus níveis de espírito democratizante de governo, o seu projecto educativo e sua projeção no sentido de contextos nacionais e países.
Palavras-chave : Reforma universitária; Universidade Nacional e Popular; Democratização universitária; Patria grande.