Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
FERREIRA, Adir Luiz e OLIVEIRA, Maria Patrícia Costa de. A compreensão sobre socialização e criança na educação infantil: o que muda com o curso de pedagogia?. Rev. Educ. Questão [online]. 2018, vol.56, n.50, pp.269-330. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID16234.
Na formação da pedagogia para a EI-Educação Infantil encontram-se as noções de criança, infância e socialização, temas destacados pela sociologia da infância. Partindo da experiência de estágio dos estudantes que atuaram na EI, identificar-se-ia a compreensão crítica dessas noções? Assim, realizou-se uma pesquisa com as falas dos estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, analisando as concepções de criança e de infância, antes e após entrarem no curso; a importância da EI na formação da criança; a percepção da socialização das crianças; o papel da escola no processo de socialização; e, o olhar da professora diante da atuação infantil na rotina escolar. Como resultado, dificuldades foram reveladas na formação dos professores de EI, devido às carências pedagógicas nos fundamentos sobre infância e socialização. Porém, mesmo tardiamente, o curso provocou mudanças nos estudantes, reconhecendo-se a importância da socialização e da atuação das crianças na escola.
Palavras-chave : Formação docente; Curso de pedagogia; Educação Infantil e infância; Socialização escolar; Sociologia da infância.