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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
CELESTE FILHO, Macioniro. A educação rural concebida por Renato Sêneca Fleury em meados da década de 1930. Rev. Educ. Questão [online]. 2019, vol.57, n.54, e18235. Epub 10-Fev-2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53id18235.
O artigo estuda a concepção de educação rural formulada por Renato Sêneca Fleury em meados da década de 1930. Autor de vasta obra didática, não via contradições entre a educação escolarizada no campo e os princípios de educação ativa da Escola Nova. Assim, a sua abordagem constitui-se como possibilidade interpretativa de uma Escola Nova rural. É objetivo do atual trabalho apresentar analiticamente as propostas educacionais sobre a educação rural brasileira, envolvendo o homem do campo, concebidas por Renato Fleury. Os procedimentos metodológicos utilizados privilegiaram a análise de sua principal obra teórica sobre o tema, o livro Educação rural, de 1936. Com propósitos ilustrativos, o artigo exemplifica como isto ocorreu em trechos do instrumento de letramento publicado por ele em 1935, o livro Na roça: cartilha rural para alfabetização rápida. Os textos de outros autores que estudaram a produção de Renato Fleury subsidiaram a análise aqui executada.
Palavras-chave : Educação rural; História da educação; Cartilha de alfabetização; Escola Nova no campo.