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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
HARDT, Lúcia Schneider. Perspectivas pedagógicas em Nietzsche: diálogo, agonismo e o cultivo de si. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.55, e19042. Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19042.
Este estudo de caráter bibliográfico tem como propósito destacar o lugar e a importância do diálogo na obra de Nietzsche e conectá-la com a ideia de agonismo, também importante na obra do filósofo e desenvolvida por Acampora, para refletir sobre a importância dessa conexão para a educação. Tanto a disputa quanto o diálogo nas práticas educativas são procedimentos de enfrentamento da violência, produzindo valores, padrões de medida e sentidos para a convivência humana. A ideia do diálogo e de disputa solicitam uma ideia de cultivo de si desenvolvida por Nietzsche e que inaugura outra pedagogia, que nos coloca no lugar de quem é convidado a evitar a ossificação de uma perspectiva na forma de tirania e ativar em cada um seu processo de individualização, que em alguma medida é um antídoto à sedução ao rebanho para, então, inventar rotas de fuga, criando performances para um pensar e agir mais livres.
Palavras-chave : Diálogo; Nietzsche; Acampora; Cultivo de si.