Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
NASCENTE, Renata Maria Moschen e SILVA, Vagnum Dias da. Formação democrática de diretores (as) de escola no município de São Paulo (2013-2016). Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-18506. Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.20120v58n57id18506.
O objetivo do artigo é analisar ações formativas destinadas a diretores(as) de escola em exercício na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP), entre 2013 e 2016, para identificar seus fundamentos e propósitos. Tratando-se de uma administração do Partido dos Trabalhadores (PT), a hipótese foi a de que as ações teriam como base os princípios da autonomia e da participação no escopo da gestão democrática e seus objetivos seriam subsidiar práticas democráticas nas escolas. Utilizamos a metodologia qualitativa e exploratória, tendo como procedimento a análise documental. Os dados foram levantados em documentos disponíveis em uma das diretorias regionais da SME/SP, além dos publicados em seu sítio na internet, que foram analisadas com base teórica em Habermas (2012, 2012a), Freire (1979, 1983, 2000) e Toro (1999). Foram encontradas evidências de que as ações formativas tinham base na democracia, objetivando a oferta de educação emancipatória e de qualidade social.
Palavras-chave : Ações formativas; Diretores(as) de escola; Democracia; Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.