Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
ASSIS, Maria Paulina de e ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Letramento digital no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.57, e-21359. Epub 12-Ago-2021. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57id21359.
O artigo tem como objetivo analisar publicações internacionais sobre letramento digital no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura. Utilizou-se a base de dados acadêmica Education Resources Information Center (ERIC). Foram encontrados 41 artigos sobre digital literacy no período entre 2008 e 2019, publicados por pesquisadores de 16 países, com o maior número apresentado pelos Estados Unidos. Os temas tratados nos artigos estão relacionados a atividades com recursos imersivos; letramento digital associado a aspectos psicológicos; níveis de letramento digital; impactos de características pessoais na apropriação do letramento digital; metodologias e estratégias para desenvolvimento do letramento digital e propostas teóricas; políticas e reflexões, a maioria sobre relatos de pesquisa. Observou-se um crescimento do número de publicações sobre letramento digital nos últimos anos. Os resultados não permitem generalizações, entretanto, apontam lacunas para pesquisa futura, dada a variedade de temas tratados nos artigos analisados.
Palavras-chave : Letramento digital; Revisão sistemática; Educação; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).