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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
NEVES, Antônia Regina Gomes; BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti e FABRIS, Elí Terezinha Henn. A forma-escola inovadora: permanências, ressignificações e deslocamentos. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21865. Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.20120v58n58id21865.
Neste artigo, buscamos analisar e problematizar os deslocamentos da “forma-escola” (RANCIÈRE, 1988), bem como demonstrar como o conceito opera nas escolas da série Destino: Educação – Escolas Inovadoras, produzida pelo Canal Futura. A análise desenvolveu-se a partir de 12 episódios de documentários dessa série, utilizando-se o discurso, em uma perspectiva foucaultiana, como ferramenta teórico-metodológica em articulação com referenciais sobre formação de professores, inovação e estudos foucaultianos. Partindo do que Larrosa (2017) chama de profanação, conclui-se que as escolas analisadas mantêm, ainda que de forma profanada, os cinco elementos da “forma-escola” (tempo, espaço, materiais, atividades e sujeitos), com diferentes ênfases e de diferentes modos, constituindo o que nomeamos de forma-escola inovadora.
Palavras-chave : Inovação; Forma-escola; Escolas inovadoras; Análise do discurso.