SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número58Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de Pedagogia a distânciaO Pandemônio de 1918: testemunho de um médico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Resumo

CARVALHO, Maria Vilani Cosme de; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira  e  ALFREDO, Raquel Antonio. Pesquisa e formação docente: possibilidades da autoconfrontação. Rev. Educ. Questão [online]. 2020, vol.58, n.58, e-21428.  Epub 16-Out-2020. ISSN 1981-1802.  https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id21428.

O objetivo deste artigo é defender que a autoconfrontação, sob a mediação da crítica e da autocrítica, pode promover a pesquisa e a formação docente, favorecendo a transformação da prática docente e possivelmente da realidade escolar. O eixo teórico-metodológico é fundamentado no materialismo histórico-dialético, com destaque às categorias singularidade, particularidade e universalidade; ao conceito de vida cotidiana e ao procedimento metodológico da autoconfrontação, este não restrito à produção descritiva da prática docente. Conclui-se que podemos realizar tanto o processo de produção da pesquisa quanto o de formação e de transformação da prática docente, promovendo o encontro do docente com sua própria prática, sob a finalidade de se constituir um novo contexto.

Palavras-chave : Pesquisa e formação docente; Autoconfrontação; Prática docente; Vida cotidiana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )