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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SOUSA, Cristiane Lopes de e ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. A Fundação Victor Civita e a rede de entidades públicas e privadas na educação. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.59, e-23300. Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id23300.
Neste artigo, realiza-se um estudo sobre a articulação de diversas entidades privadas e públicas com a Fundação Victor Civita, que são expressas através da análise dos Editoriais de Estudos & Pesquisas Educacionais. Objetiva-se analisar a relação existente entre as entidades privadas e a Fundação Victor Civita no âmbito educacional. Utiliza-se os fundamentos do materialismo histórico dialético, segundo Kosik (1976) e Kopnin (1993). Defende-se a tese da existência de uma rede de entidades privadas que se articulam à Fundação Victor Civita por intermédio dos editoriais de pesquisa, a fim de viabilizar estudos que ratificam o conteúdo do projeto orgânico de dominação da elite brasileira, o qual visa à manutenção das desigualdades existentes. Constatou-se, mediante as análises das tensões e contradições, que a Fundação Victor Civita, em articulação com uma rede composta, principalmente, por entidades privadas – além de universidades, grupos de pesquisa e secretarias de educação municipais e estaduais – que atuam na educação com o objetivo de fortalecer o projeto privatista de educação e agudizar as desigualdades.
Palavras-chave : Fundação Victor Civita; Relação público-privada; Empresariado brasileiro; Educação.