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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
ARRUDA, Marina Patrício de; VIEIRA, Rui Marques e ROSA, Geraldo Antônio da. Professores acolhedores: interfaces reflexivas do estágio pós-doutoral em Portugal. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.61, e-26502. Epub 19-Abr-2022. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n61id26502.
Este artigo apresenta um estudo de caso que teve por objetivo conhecer o significado atribuído ao termo professor acolhedor e estratégias metodológicas de ensino a ele relacionadas. A metodologia utilizada foi um estudo de caso que acolheu reflexões para a inovação do ato de educar de professores/pesquisadores. Concluímos nas interfaces reflexivas de um estágio pós-doutoral que estratégias metodológicas de ensino relacionadas ao professor acolhedor incentivam a autonomia e a escuta que poderão revolucionar os sistemas educacionais. O professor acolhedor diferente do professor autoritário, adota práticas humanizadas que inclui sair de suas disciplinas para dialogar com outros campos de conhecimento acolhendo emoções, dando a seus alunos o direito de ser protagonista de seu próprio desenvolvimento.
Palavras-chave : Professor acolhedor; Estratégias metodológicas de ensino; Autonomia; Escuta.