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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
AZEVEDO, Alessandro Augusto de e VIANA, José Danilo da Silva. O idoso como sujeito social na educação: pelo direito de ter voz, vez e lugar. Rev. Educ. Questão [online]. 2021, vol.59, n.62, e-26508. Epub 18-Abr-2022. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n62id26508.
O artigo discute o conjunto de significações do espaço escolar de sujeitos idosos que retomaram seus estudos, matriculando-se na EJA em uma escola pública em Natal, Rio Grande do Norte. Reconhece, com base em Scoralick-Lempke e Barbosa (2012), o fenômeno do prolongamento da etapa vital, resultante de processos de ampliação de direitos e avanço na qualidade de vida de parte significativa de pessoas no planeta, apresentando desafios no tocante às demandas educacionais. Entende, assim como Gonçalves (2015), que o envelhecimento é um processo multidimensional, multidirecional, gradual e irreversível. Do ponto de vista metodológico, o trabalho se estruturou no diálogo com histórias de vida, a partir de Glat (1989) e Josso (2007), analisando as significações dos sujeitos, nas quais o retorno à escola surge como um momento de reparação da negação ao direito à educação, quando infantes, e de acolhimento de suas necessidades de socialização e de partilha de experiências e aprendizados, de acordo com os seus próprios projetos de vida.
Palavras-chave : Idosos; Educação de Jovens e Adultos; Direito à Educação; Aprendizagem ao longo da vida.