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Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
KUHN, Martin e ARENHART, Livio Osvaldo. Indagação acerca dos sentidos do fenômeno educativo. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-31811. Epub 05-Dez-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id31811.
Diferentes perspectivas abordam a educação para além da racionalidade instrumental dominante. Uma delas é o diálogo entre a hermenêutica e a educação que produz termos alternativos para pensar o fenômeno educativo. Que sentidos queremos para o fenômeno educativo de nosso tempo? O objetivo aqui é refletir sobre as contribuições da hermenêutica para a educação. Parte-se do entendimento que a hermenêutica permite desvelar os muitos sentidos velados/entulhados presentes na educação. Aquilo que é instituído no âmbito da educação escolar e do trabalho educativo deve ser tomado como um fenômeno a ser reiteradamente questionado e refletido. Se hoje vivemos mergulhados na cultura do tédio, então, a hermenêutica pode ajudar a pensar na cultura do sentido para o fenômeno educativo, um contexto em que a definição de balizas mínimas voltadas à formação de autonomia cognoscitiva e moral parece bastante razoável. Este texto é um ensaio que entende que a matriz de racionalidade tem muito a contribuir à compreensão do fenômeno educativo de nosso tempo.
Palavras-chave : Hermenêutica; Educação; Cultura do tédio; Cultura do sentido; Hermeneutics; Education; Culture of boredom; Culture of meaning.