Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Educação em Questão
versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802
Resumo
SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos e SILVA, José Moisés Nunes da. Mbo’ehára rembiapo para além do alinhamento à lógica do capital. Rev. Educ. Questão [online]. 2023, vol.61, n.68, e-32167. Epub 05-Dez-2023. ISSN 1981-1802. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n68id32167.
O objetivo do artigo é analisar a trajetória da formação de professores (mbo’ehára rembiapo) no Brasil, a partir da década de 1990, e refletir sobre o devir de uma formação ampla, no sentido da ruptura com o alinhamento à lógica do capital. A pesquisa tem abordagem qualitativa, mediada pelas pesquisas bibliográfica e documental, e a dialética como referencial de análise. Discutem-se a lógica pragmatista, a perspectiva progressista e o retrocesso na mbo’ehára rembiapo. Os resultados apontam que as diretrizes curriculares nacionais para a mbo’ehára rembiapo foram um avanço à identidade dos cursos de licenciatura; e que é possível uma outra formação, fundada na formação humana integral, para além do alinhamento à lógica do capital.
Palavras-chave : Formação de professores; Diretrizes curriculares; Lógica do capital; Transformação social.