Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
NOVAES, Gláucia Torres Franco. Linguagem características de alunos de 8ª série do Ensino Fundamental e seu desempenho em Redação. Est. Aval. Educ. [online]. 1997, n.15, pp.81-134. ISSN 0103-6831.
A partir da concepção de Vigotsky de que o pensamento é determinado pela linguagem e de que o crescimento intelectual da criança depende do seu domínio dos meios sociais do pensamento, a autora faz uma longa exposição teórica sobre a aquisição da linguagem e estuda a proficiência na linguagem escrita de alunos da 8a série do Ensino Fundamental, no nordeste de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha). O trabalho procura pesquisar as variáveis que atuam de forma a favorecer ou não o desempenho da linguagem escrita e analisa o resultado do desempenho dos alunos da 8ª série em prova da redação, depois de uma ampla caracterização das escolas e desses alunos.
Palavras-chave : Psicologia da Educação; Ensino de 1º Grau; Redação; Escrita.