SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número40Avaliação da aprendizagem e política educacional: desafios para uma nova agendaAnálise multinível aplicada aos dados do NELS:88 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BITTENCOURT, Hélio Radke; VIALI, Lorí; CASARTELLI, Alam de Oliveira  e  RODRIGUES, Alziro Cesar de M.. Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.40, pp.247-262. ISSN 0103-6831.

A criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como "Provão". O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE - o próprio conceito Enade e o IDD - e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada.

Palavras-chave : IDD; ENADE; Avaliação do Ensino Superior; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )