Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
SOUZA, Célia Magalhães de. A educação escolar: um sistema de atividade articulando com outros sistemas. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.42, pp.59-71. ISSN 0103-6831.
Este artigo tem por objetivo mostrar como as diversas ações desenvolvidas no sistema de atividade escolar podem impulsionar o objeto da atividade para um movimento de construção e reconstrução conjunta, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto, procuro demonstrar como as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, podem promover a transformação nos sentidos e significados atribuídos à inclusão escolar, para que ela ocorra de fato e não somente de direito.
Palavras-chave : Inclusão; Escola; Processo Ensino-Aprendizagem; Educação Especial; Sala de Aula.