Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
SUASSUNA, Lívia e BEZERRA, Michelle Batista. Avaliação da produção escrita e desenvolvimento de sequências didáticas. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.47, pp.611-628. ISSN 0103-6831.
Numa perspectiva teórica discursiva da linguagem, o presente estudo buscou analisar se e como professores do ensino fundamental utilizam a avaliação como ponto de partida para a escolha de conteúdos e metodologias na organização de sequências didáticas. O corpus da pesquisa foram aulas acompanhadas numa classe da 8a série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino do Recife (PE). Registros descritivos das aulas de Língua Portuguesa foram utilizados para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a professora observada não planeja suas aulas com base nas dificuldades dos alunos e, portanto, não faz da avaliação um processo reorientador da prática pedagógica e promotor da aprendizagem.
Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Processo Ensino-Aprendizagem; Avaliação da Educação; Língua Portuguesa.