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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
ALFREDO, Francisco Caloia e TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.55, pp.246-271. ISSN 0103-6831.
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que visou a compreender a operacionalização da avaliação formativa na política de avaliação da aprendizagem para a formação de professores em Angola. Coletaram-se os dados por meio de questionários a professores e alunos, entrevistas semipadronizadas a professores e observação de aulas, analisados em categorias de conteúdo e em tabelas, discutidos sob a abordagem quanti-quali. Revela-se que turmas numerosas e a falta de condições de trabalho dificultam a prática avaliativa dos professores; os participantes são desfavoráveis à política de avaliação por atribuir maior peso (60%) à prova de escola e menor peso (40%) às classificações atribuídas pelo professor; além do modelo de avaliação ser fortemente classificatório, os participantes se mostram favoráveis à avaliação formativa sempre classificatória.
Palavras-chave : Formação de Professores; Avaliação Formativa; Angola.