Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
ROLDAO, Maria do Céu e FERRO, Nuno. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2015, vol.26, n.63, pp.570-594. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.3671.
A avaliação das aprendizagens constitui-se como parte integrante do desenvolvimento curricular, como regulação e aferição das aprendizagens intencionalizadas mediante a ação de ensinar. Contudo, as práticas predominantes na escola, na sua "gramática" organizacional tradicional, mecanicista e uniformista, instalada desde o século XIX, separam os modos, os espaços e os tempos destinados a ensino e avaliação, na decorrência de conceitos de ensinar e aprender herdados, mas inadequados. Neste texto, reexamina-se o conceito de avaliação, enquadrando, assim, um projeto de formação-investigação em curso numa escola portuguesa, coordenado pelos autores, centrado na reflexão e melhoria, por parte dos professores, dos seus modos de desenvolver e aferir avaliação das aprendizagens segundo critérios progressivamente aferidos entre os pares, de que se apresentam dados intermédios.
Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Desenvolvimento do Currículo; Critérios de Avaliação; Formação em Contexto.