SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número68Oportunidades de aprender matemática no Brasil, Chile e Estados UnidosA área de ciências nas avaliações internacionais de larga escala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VIEIRA, Andrea Mara. Acordes e dissonâncias do letramento científico proposto pelo PISA 2015. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.478-510.  Epub 01-Maio-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4410.

A nossa proposta é investigar a existência ou não de sintonia entre o conceito acadêmico de letramento científico e aquele previsto nos documentos do Programme for International Student Assessment (PISA) e nas normas educacionais. A despeito de toda complexidade e polissemia conceitual existente em torno do conceito de alfabetização/letramento científico, desenvolvemos uma análise teórico-comparativa desse conceito na forma como é concebido pelos especialistas, em comparação com o conceito de letramento científico previsto na base avaliativa do PISA 2015, considerando também a previsão normatizada pelas políticas públicas educacionais. Ao final, identificamos menos acordes e, por variados motivos, mais dissonâncias, que podem servir como contributo para uma reflexão sobre a validade e relevância do PISA enquanto instrumento de avaliação, bem como sobre o tipo de aprendizagem a ser assegurada pelo nosso sistema educacional.

Palavras-chave : Letramento Científico; PISA; Políticas Públicas; Avaliação em Larga Escala.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )