Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
VIEIRA, Andrea Mara. Acordes e dissonâncias do letramento científico proposto pelo PISA 2015. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.68, pp.478-510. Epub 01-Maio-2017. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4410.
A nossa proposta é investigar a existência ou não de sintonia entre o conceito acadêmico de letramento científico e aquele previsto nos documentos do Programme for International Student Assessment (PISA) e nas normas educacionais. A despeito de toda complexidade e polissemia conceitual existente em torno do conceito de alfabetização/letramento científico, desenvolvemos uma análise teórico-comparativa desse conceito na forma como é concebido pelos especialistas, em comparação com o conceito de letramento científico previsto na base avaliativa do PISA 2015, considerando também a previsão normatizada pelas políticas públicas educacionais. Ao final, identificamos menos acordes e, por variados motivos, mais dissonâncias, que podem servir como contributo para uma reflexão sobre a validade e relevância do PISA enquanto instrumento de avaliação, bem como sobre o tipo de aprendizagem a ser assegurada pelo nosso sistema educacional.
Palavras-chave : Letramento Científico; PISA; Políticas Públicas; Avaliação em Larga Escala.